- See more at: http://www.tudoseo.com/2010/07/saiba-como-colocar-mensagem-de-blog-em.html#sthash.VV7blK5a.dpuf Read more at http://www.tudoseo.com/#ldSzt62ddgvz4qDP.99

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Crème Brûlée

Boa noite gente!!
Tudo bem com vocês?
A receita de hoje é o crème brûlée, que é uma receita básica e ao mesmo tempo sofisticada. Eu sempre comia na casa da minha avó e adorava.. então resolvi testar e ficou uma delícia. Outra vez, eu já tinha feito uma receita mas não tinha dado muito certo, e desta vez ficou muito gostoso então vou passar a receitinha!

INGREDIENTES:



250ml de leite
250ml de creme de leite fresco (nata)
1/2 fava de baunilha ou 1 colh. (chá) de essência de baunilha (com a fava fica muito mais gostoso e natural)
6 gemas
100g de açúcar

Rende: 7 ramequins pequenos


MODO DE FAZER:

Corte metade da fava de baunilha. Abra com uma faca, fazendo um corte no comprimento e raspe as sementinhas de dentro com a ponta da faca.


Aqueça o creme de leite, o leite e a baunilha em uma panela mas não deixe ferver. Desligue o fogo e deixe descansar por 15 minutos.


Enquanto isso, peneire as gemas.


Adicione o açúcar nas gemas.


Bata com um fouet até que fique homogêneo. Não bata até ficar "esbranquiçado", se não o creme vai ficar com muitas bolhas.


Vá adicionando o creme de ovos no creme de leite com leite lentamente. Sempre mexendo com o fouet.


Coloque o creme em ramequins pequenos. Asse em banho maria (coloque-os em uma assadeira e adicione água morna) no forno preaquecido a 200 graus, por 1 hora. O ponto certo é quando estiverem firmes mas fazendo um leve movimento no centro quando mexer nos potinhos.


Quando estiverem prontos, deixe-os esfriar um pouco e leve para a geladeira por 5 horas para ficarem bem gelados. Na hora de servir, cubra-os com açúcar (uma camada bem fina, espalhe açúcar por cima e bata para cair o excesso - se tiver muito açúcar não vai formar a casquinha) e queime com um maçarico.


O contraste do creme gelado com a crosta dura e quente é o que da o charme dessa deliciosa receita.


Eu decorei com um phisalys e um pouco de geléia de damasco, mas você pode decorar também com frutas vermelhas ou então servir só ele mesmo, que já é lindo!




E aí, gostaram? Lindo né?!
Beijocas


Dica: A fava de baunilha é bem fácil de encontrar mas se você não achar, pode ir na Casa da Azeitona ou no Mercado Municipal que tem com certeza. 

A Casa da Azeitona fica na: Av. Iguaçu, 481. ((41) 3078 9470)
                                         Al. Júlia da Costa, 1829. ((41) 3336 9000)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

SELECIONE A OPÇÃO NOME/URL !!